Managers e confrades CMzeiro, apresento aqui o meu desafio, transformar o Bury Football Club em um gigante europeu e conseguir as conquistas da Champions League e Premiere League.
Recuperar um clube de tanta tradição, campeão da tradicional copa da Inglaterra (FA Cup) em 1900 e 1905, que tem vocação para ser grande é o desafio que irei contar em minha jornada
Para começar, apresento o Bury FC, que na ultima db de setembro de 2019 está na conferência da Inglaterra e que nos dias de hoje foi expulso de todas as divisões pela federação inglesa por não conseguir pagar corretamente suas dívidas e com isso decretado a falência em 2019.
Localizado em Bury, o time leva o mesmo nome da cidade e manda seus jogos no Gigg Lane.
A cidade de Bury fica na região da Grande Manchester, então podemos considerar o time como fosse o primo desconhecido e quase digno de lástima dos times multicampeões e mundialmente conhecidos da cidade: os bilionários City e United.
O Bury terá um longo e árduo caminho para conseguir alcançar as glórias dos seus primos ricos sob o comando do desconhecido e novato treinador Wertop Abramovitz.
Seus principais rivais são Bolton Wanderes e Rochdale da mesma região. Onde ocorre alguns problemas extra campos com hooligans e refletindo até mesmo dentro de campo esses ânimos mais exaltados.
O início de uma era
Uma nova chance é dada ao Bury, após um grupo de investidores da cidade quitar as dívidas o clube agora poderá recomeçar na 5ª divisão da Inglaterra. Beirando quase zero no orçamento para transfências o novo comandante do Bury terá de "usar a criatividade", foi assim que o presidente do clube disse após apresentar o desconhecido treinador Wertop Abramovitz em sua entrevista coletiva de imprensa, para meia dúzia de jornalistas que acompanharam esse novo recomeço do time local. Com metas ousadas de chegar na Premiere League em no máximo 7 temporadas o Bury terá um longo e árduo caminho pela frente.
Com quase nenhum dinheiro em caixa, Abramovitz terá que tentar trazer jogadores a custo zero e empréstimos e poderá ter grande parte do valor das vendas de jogadores caso ocorra e um bom atrativo de salários e prêmios.
Algumas semanas após a apresentação do novo manager e a rejeição de muitos jogadores em não querer jogar pelo Bury o grande reforço da temporada chega, Blackstock assina por 3 temporadas com os Shakers juntando aos mais experientes e líderes do grupo como Beckford, Ben Thorley e Duxbury.
Com mais alguns reforços de jovens promessas como Capemba e Abdullayev, o time vai se acertando e entendendo mais a filosofia do novo treinador e chega a liderança do campeonato antes do final do ano.
Mavugo: indicado pelo ex-jogador Valdeir “the Flash” com passagem marcante pelo Botafogo e que jogou pelo Bordeaux junto com nada menos que Zinedine Zidane no início de carreira do francês , a jovem promessa que nasceu na França mas preferiu até o momento defender Burundi e chega com grandes recomendações na janela de tranferência de inverno.
Em seus primeiros jogos mostra suas credenciais e crava um lugar no ataque dos Shakers e vira o novo xodó da torcida.
Na primeira temporada o Bury vai mostrando um bom futebol e consegue surpreender grandes times como Newcastle na Copa da Inglaterra e parando apenas no Manchester City na semifinal, em disputa de pênaltis. Jogaram de igual para igual, mereciam até um troféu os rivais ficaram brincando após o jogo épico.
Na conferência o time não se abalou com a eliminação na taça da Inglaterra e também com a eliminação da taça autoglass e sagrou-se campeão e para coroar sua primeira grande temporada foi campeão da taça da conferência.
Os torcedores do Bury se sentiam aliviados por passar pelo inferno da Conferência Inglesa e ao mesmo tempo contentes com o futuro promissor do Bury com Wertop Abramovitz no comando.
Com essa campanha aí o time vai longe, parabéns! Stockdale é um goleiro sensacional! Qual tática utilizada?
3ª temporada
O Bury FC começa a temporada com algumas contratações pontuais para o time titular e com a ambição de ganhar a League One (3ª divisão da Inglaterra) e o troféu Autoglass, que ainda não conseguiu ser campeão.
O goleiro experiente, David Stockdale, vindo do Birminghan e Picault, atacante vindo do futebol Norte Americano com passagem pelo futebol francês, são apresentados no início da temporada. Esses são os principais reforços do clube para a 3ª temporada, montam um elenco mais forte juntamente com os que foram trazidos no meio da temporada passada e ainda não conseguiram mostrar todo o seu futebol.
O Manager também busca no mercado sul americano, algumas jovens promessas que poderão se destacar em um futuro próximo, sem precisar gastar rios de dinheiro quando tiver consolidado na principal liga do futebol mundial.
Para os analistas, o manager não deveria gastar recursos para contratar jovens promessas com o pouco caixa que a equipe conseguiu até agora e sim adquirir jogadores mais experientes para a permanência na League One.
Sob os comandos de Abramovitz, o Bury FC começa a 3ª temporada avassaladora com nove vitórias seguidas pela League One e duas vitórias pela copa da liga Inglesa, mostrando um time bem ofensivo, com quase 3 gols por jogo e uma defesa bem organizada com apenas 3 gols vazados.
A Copa da Liga Inglesa chegou ao fim para o Bury nas quartas de final com uma derrota de 3 x 0 fora de casa para o Midlesbrough , porém o time continua com grandes chances pelo troféu Autoglass, com a final da zona norte daqui a poucos dias e ainda mantém suas apostas pela Copa da Inglaterra.
Após duas vitórias nos jogos de ida e volta pela final norte contra o seu maior rival, Bolton Wanderers, aumenta para 4 vitórias seguidas em confrontos diretos nos últimos dois anos, os Shakers vão para a grande final contra o Swindon em um jogo único em Cardiff, País de Gales.
Pela League one com oito rodadas de antecedência, o Bury Football Club consegue a promoção para a Championship Sky Bet e quase com as mãos na taça de campeão. Na Copa da Inglaterra – FA Cup, consegue uma classificação inédita para a final em Wembley contra o Arsenal.
Os torcedores dos Shakers estão em um ano mágico, com duas finais de taça e consagram-se campeões da League One.
Chega o dia da decisão do troféu Autoglass contra o Swindon, logo aos treze minutos, Mavugo abre o placar e o Bury larga na frente; aos dezoito minutos do 2º tempo, Picault aumenta a vantagem, o Swindon não consegue diminuir e o Bury consegue conquistar o troféu Autoglass ganhando mais confiança para enfrentar o poderoso Arsenal na final da FA Cup.
Após ser campeão há um mês e meio atrás, chega a grande decisão da Copa da Inglaterra em Wembley. Os Shakers largam na frente aos nove minutos da primeira etapa, mas o Arsenal reage de imediato e empata a partida. O Bury busca contra atacar, mas oito minutos após levar empate, acontece o revés que muda a história do confronto e Ziegler é expulso após uma falta violenta por trás, para completar Velásquez faz um gol contra aos vinte do primeiro tempo, dois minutos depois o Arsenal amplia de pênalti e aos vinte e oito fecha a tampa do caixão e o Bury não consegue entender o que aconteceu em 11 minutos, com uma expulsão e 3 gols sofridos.
No balanço final da temporada os torcedores podem ficar orgulhosos com a conquista da League One, com apenas uma derrota no campeonato e 117 pontos conquistados, vice-campeão da FA Cup e com a conquista do troféu Autoglass.
Com um grande trabalho feito até o momento, o manager Abramovitz consolida-se com os resultados alcançados pelo Bury, mostra que seus torcedores poderão esperar mais alegrias com a volta da equipe a Championship Sky Bet. Querendo provar que não é apenas um time desconhecido de Manchester e espera nos próximos anos ser um dos grandes protagonistas da Inglaterra e da Europa!
Cadê essa saga? Acabou?
Excelente, mas cuidado que na League One as coisas podem apertar hein! Quero ver o clássico narrado minuto a minuto!
2ª temporada
Depois de ter sido penalizado pelas suas dívidas fiscais, o manager Wertop Abramovitz cumpre as expectativas, subindo para a league two (4ª divisão Inglesa) e também consegue o título da Confêrencia Inglesa, agora o Bury tem um pouco de caixa para a próxima temporada e novas contratações podem acontecer.
O departamento de scout funciona a todo vapor e empresários já começam a oferecer seus jogadores, pensando que poderá ser uma boa vitrine se o time conseguir realizar um grande campeonato, valorizar seus ativos e conseguir boas vendas futuramente.
Wertop Abramovitz disse que não estará apenas satisfeito em realizar um bom campeonato pela League Two e quer ser campeão, para isso cordenou os scouts para contratar jovens jogadores com potencial de brilharem com a camisa do Bury e alguns mais experientes para comandar o elenco dentro de campo.
Alan Morley é a principal promessa contratada e com grande potencial junto com Mavugo de formar o ataque para os próximos anos com a camisa dos Shakers. Lizio e Carbonero, dois sulamericanos com a carreira em decadência chegam como os grandes reforços e querem mostrar que preferem jogar em divisões inferiores da Inglaterra do que jogar em países sem muita tradição futebolística. Igor Rocha chega para assumir a camisa de titular no gol e Alan Mendy um jovem volante que já mostra suas credenciais em seus primeiros jogos amistosos na temporada.
Enquanto chegam novos jogadores, outros que foram importantes para a conquista da conferência começam a perder espaço e mostram insatisfeitos com o treinador que já disse que se quiserem poderão procurar outros clubes lutem pelo seu espaço, pois só jogarão os melhores.
O Bury mostra um futebol de qualidade e a cada jogo que se passa, o time vai derrubando um por um quem vem no caminho com Blacktock , Mavugo e cia jogando um excelente futebol.
Mesmo com a liderança na League Two, pelas copas o time não consegue ter sorte e é eliminado de cara do troféu autoglass e na copa da liga inglesa é parado pelo West Ham nas quartas de final fora de casa por 2 x 1 e pelo Bradford City no jogo de desempate na 4ª fase da FA Cup.
Para muitos jornalistas os times adversários começaram a estudar o Bury para não ser surpreendido como outros times foram na temporada passada, quando o time foi até a semi final e perdeu nos pênaltis para o Manchester City na FA Cup.
Com 38 vitórias, 6 empates e apenas 1 derrota o Bury termina com 121 pontos e 120 gols marcados, com uma liderança folgada e conquista a League Two!
o Bury volta para a League One e seus torcedores invadem o gramado após o ultimo jogo!
O Bury agora parece encontrar um excelente cenário para os próximos anos, com bons jogadores experientes e jovens promessas. As dívidas foram deixadas para trás, um centro de treinamento melhorado e os torcedores sentem orgulhosos com a nova fase já são visto em maior número na rua.
Os adeptos dos Shakers já sonham com a conquista da League One e visam novos confrontos com o Bolton que estará na mesma divisão.
Não deixem de acompanhar a 3a temporada do Bury Football Club, pois a saga continua em rumo das grandes glórias da Europa! 😎
Vamos Bury! Mavugo? hummmmm... kkkkk Boa sorte na saga!