Carlisle United Football Club é um clube de futebol inglês baseado em Carlisle, capital do condado de Cumbria, uma pequena cidade de 75 mil habitantes, no noroeste da Inglaterra, que faz fronteira com a Escócia.
O Carlisle United FC manda seus jogos no modesto Brunton Park, que necessita de melhorias e expansão, à medida em que o clube vai crescendo. O estádio inicia com capacidade para 16.750 torcedores.
O clube inicia na Conferência, última divisão do país, com 500 mil disponíveis para gastar com contratações. Com o baixo orçamento, o treinador Samuel Lima precisa buscar uma maneira de formar um elenco competitivo, no desafio de subir de divisão. O resultado vai um pouco além das expectatias... O divisor de águas ocorre quando o clube encontra o avançado Dexter Blacstock, canhoto habilidoso, de 29 anos, que foi o principal jogador em todas as jornadas até agora:
Logo na primeira temporada, o avançado alcançou a marca incrível de 41 gols e 29 assistências, tendo sido eleito melho em campo em 20 partidas durante a temporada, um recorde pessoal na equipe. Nas temporadas que seguiram, o craque foi se reinventando e tornando-se mais assistente do que goleador, com a chegada do seu principal alvo nos passes: Francesco Virdis.
Virdis rapidamente caiu nas graças da torcida com a impressionante média de mais de 1 gol por partida. O jovem centroavante italiano continua sendo a esperança de muitos gols para a temporada que se inicia, com o enorme desafio de disputar a Champions League, maior competição de clubes do mundo.
O clube conseguiu vencer todas as divisões em sequência, em 5 temporadas: Conferência, 3ª Divisão, 2ª Divisão (League One), 1ª Divisão (Championship) e, contra todas as expectativas, a difícil Premier League.
E assim ficou a lista de principais resultados do Carlisle em competições. Antes da chegada de Samuel Lima, as principais conquistas se resumiam a um título do Trofeu Autoglass em 1997 e um título da 3ª divisão em 1995. Destaque para o título da Copa da Liga Inglesa, em 2006, quando o time ainda era da League One, duas divisões abaixo da Premier League!
Após conseguir o acesso na Championship, para disputar a Premier League pela primeira vez, o treinador foi assediado por equipes como Arsenal, Chelsea, Juventus e Internazionale. Porém, preferiu continuar no clube e fazer história!
Jogo Memorável: A espetacular recuperação na final da Copa da Liga, contra o bilionário City.
No dia 5 de março de 2006, contra todas as expectativas, o time chegou para a final contra o Manchester City, do renomado Pepe Guardiola. A previsão da imprensa era para uma sonora goleada pelos Citizens, o que viesse diferente disso, era lucro para os pequenos do Carlisle.
Aos 11' o artilheiro Francesco Virdis abriu o placar. Dava para ver a expressão de medo no rosto dos Citizens. Parecia um prenúncio do que estava por vir.
Porém, o que aconteceu depois foi de acordo com o previsto pela imprensa: Os Citizens amassaram os pequenos do Carlisle:
Eram 36 minutos do segundo tempo e o placar permanecia 4x1 para os Citizens. Tudo parecia perdido. Porém, Blackstock e Francesco Virdis estavam em campo. Não há jogo perdido para eles.
Virdis fez o segundo gol do time aos 36:36
Aos 37:36, hat-trick. Era 4x3. Os Citizens começaram a ficar preocupados...
Aos 45, o que parecia impossível aconteceu: Num rápido contra-ataque, Blackstock, no que deve ser a principal assistência de sua carreira, colocou Virdis cara a cara com o goleiro. O italiano não perdoou. Era o empate. Agora viria a prorrogação!
No final do primeiro tempo de porrogação, o City ficou novamente a frente no placar! Agora uma reação parecia muito difícil, com os jogadores extremamente cansados.
Faltando pouco mais de 3 minutos para o fim da prorrogação, o maior jogador da história do clube viu a oportunidade passar diante de seus olhos, após um chute fraco de Francis e colocou a bola no cantinho. E conseguiu colocar o Carlisle na disputa de pênaltis! Os Citizens pareciam furiosos! Não conseguiam imaginar como era possível um clube duas divisões abaixo igualar o jogo contra o gigante!
Nos pênaltis, o imponderável! O arqueiro Stockdale pegou o último, de Cesc Fábregas! Era a maior conquista da história do Carlisle, até então! Até hoje, certamente a mais improvável. O clube era colocado em um novo patamar e, na temporada seguinte disputou sua primeira competição internacional.
Agora o treinador tem novos desafios! O primeiro deles é conseguir uma boa campanha na Uefa Champions League. Além disso, tem como objetivo manter-se em zona de classificação para competições europeias, nos próximos anos. A diferença de orçamento, com as receitas televisivas e premiações, podem colocar o clube em outro patamar!
Além disso, o treinador assumiu o desafio de levar a seleção da Guatemala à copa de 2010, mas isso fica para outra história!
Em 5 temporadas, conquistou os seguintes títulos:
2003/2004:
Conferência Inglesa
Troféu FA
2004/2005:
3ª Divisão
Troféu Autoglass
2005/2006:
League One
Copa da Liga Inglesa
Troféu Autoglass
2006/2007:
Championship
2007/2008:
Premier League
Parabéns, Samuel ficou massa sua história esse jogo contra o City deve ter sido de arrancar os cabelos show de bola
Muito foda essa história! parabéns, Samuel 👏🏽👏🏽👏🏽
Parabéns Carlisle! Contra tudo e contra todos vocês chegaram lá!
Arrepiante ver a resenha da final!!!!
Por mais feitos com o Carlisle!