Nem Zenit e CSKA montados na grana conseguiram conter o crescimento desse clube!
O treinador Rafael Ferraz, foi contratado a partir de uma campanha sensacional obtida comandando o Botafogo-SP. Tendo conquistado o Bi-campeonato da Copa do Brasil, um título paulista e ter levado o clube até a Libertadores pela primeira vez na história, foi demitido por uma campanha irregular na temporada 2007.
PRIMEIRA TEMPORADA
Contratado para manter o time na primeira divisão, o treinador Rafael Ferraz apostou no entrosamento da equipe, uma vez que não tinha dinheiro para contratações. Trouxe o volante brasileiro Paulo Roberto por 1.2K de reais como maior contratação, mas a que mais deu certo foram a de Radek Sirl e Valeri Abramizdze, até então desconhecidos e se tornarão ídolos do clube.
Valeri Abramidze
Radek Sirl
Tentando se livrar do rebaixamento, a equipe foi também avançando na Copa da Rússia passando por Spartak Nalchil e Shinnik e em seguida houve a pausa de inverno, onde os clubes russos param por quase 3 meses os seus jogos devido o rigoroso inverno na região.
PRAZER, TUBARÃO AZUL
No retorno das equipes o primeiro jogo foi diante o gigante CSKA pelas quartas-de-finais da Copa da Rússia e o país ficou chocado com o emblemático 7 (SETE) a 2 aplicado pela equipe do Tubarão Azul, jogando em Moscou 😮. Em casa, o time segurou o empate e alcançou a semifinal de maneira surpreendente.
O primeiro semestre fica muito inchado na Rússia devido a pausa de inverno e as competições ficam muito apertadas, desse modo, com elenco enxuto, o time tinha ainda outra competição pela frente e saiu na primeira eliminatória. Em dois jogos contra o Saturn o time foi eliminado por 5 a 2 da Taça da 1ª Liga Russa, afinal, o objetivo era se manter na primeira divisão e tinha uma semifinal a ser disputada.
CAMPEÃO!!! OI?
Jogando em Novorossiysk, o Chernomorets venceu a partida de ida da semifinal da Copa da Russia por 2 a 0 e levou a vantagem para a decisão em Peterburg. Ninguém acreditava no que essa equipe estava conseguindo e na partida de volta conseguiu um gol no final da partida que deu a classificação para a final, com o resultado de 3 a 2 na somatória, diante do ZENITH, isso mesmo, dois gigantes foram derrotadas pelos modestos tubarões azuis! Na final, muita emoção e vitória diante de outra surpresa, 3 a 2 em cima do Ural e o primeiro título de divisão superior da equipe, e que campanha!!!
🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆
Menos de dois meses depois, começa a temporada 2008/2009, voltamos com mais, logo mais!
SEGUNDA TEMPORADA
Contratações para a temporada
Agora com dinheiro em caixa após o primeiro título, o time pode se dar o luxo de ir atrás de contratações, A primeira, o brasileiro Vitinho que estava encostado no CSKA veio como a mais cara da história, outro brasileiro se fez importante na temporada foi voltante Milton Junior, vindo sem custos do Internacional. outro jogador muito importante foi o meia angolano Zé Tó, mas nada se compara com o zagueiro brasileiro Ferreira, vindo do Terek, ele se tornou a fortaleza da defesa do Chernomorets e posteriormente, ídolo.
Com os resultados da temporada anterior, o time conseguiu uma vaga na Europa League, mas teve que começar desde a fase de classificação, o adversário o desconhecido Lyn da Noruega, mas um coisa que os tubarões azuis pregam é respeito com os clubes "menos conhecidos", porque até a temporada passada ninguém conhecia a sensação russa. Jogo de ida, fora de casa o Chernomorets empatou em 1 a 1. Até então o time havia feito 5 jogos pela Primeira Liga Russa e começado muito bem 1 vitória, 3 empates e apenas uma derrota, o que colocava o clube no meio da tabela. No jogo de volta da Europa League, um 3 a 0 zero confortável e mais uma vez o Chernomorets faz história, o próximo confronto com um time um pouco mais tradicional, o Club Brugge da Bélgica, tradicionalmente conhecido por revelar jogadores como Ivan Perisic e o nigeriano Amokachi.
Antes do primeiro jogo, três vitórias no Campeonato Russo alavancaram a situação da equipe e o time foi cheio de moral para o primeiro confronto na Bélgica, o resultado de 1 a 0 foi muito comemorado por aquela equipe que nem sabia o que era jogar fora do país. Mais duas vitórias no "Russão" e veio o jogo de volta e o time estava confiante demais, um resultado de 2 a 0 e classificação para a próxima fase, ninguém estava entendendo nada, o que aquele time desconhecido estava aprontando agora na Europa?
CALENDÁRIO MALUCO
O calendário russo é muito doido, por conta do inverno, o treinador tem que se virar nos 30. Após a classificação, o primeiro jogo na Copa da Rússia e vitória diante do Kristall Smolensk fora de casa, vão dar tranquilidade necessária para o jogo de volta com a maratona que está por vir. Ainda estamos no começo de novembro e já são os últimos jogos da Primeira Liga Russa, o Russão, e o time tem duas vitórias e uma derrota, mantendo-se na briga pela vaga na CHAMPIONS LEAGUE, isso mesmo, audácia não? Vem então o primeiro jogo da 2ª eliminatória da Europa League e agora vem a Real Sociedad, acho que eles não conhecia a sensação russa, porque vieram abertos e voltaram com um 4 a 0 na cabeça para ninguém ter dúvidas dos tubarões azuis. Vem o jogo de volta na Copa da Rússia e é confirmada a classificação com um novo 2 a 0.
Para finalizar o ano (e não a temporada), o time ainda tem que jogar a Copa da Rússia e passa pelo Tom por um total de 6 a 2 e tem a partida de volta na Espanha. Tentaram fazer pressão, afinal, o time não estava acostumado a sair do país, mas chegando lá...mais uma goleada, dessa vez por 3 a 0 e o time estava classificado para a próxima fase. Chega a virada de ano e o calendário maluco mostra que a próxima partida é somente no final de fevereiro e logo contra a Internazionale de Milão, pois bem, um derrota não seria decepcionante, ainda mais ficando tanto tempo sem jogar e além disso, entre as duas partidas haveria um final de Super Copa da Rússia a ser jogada. E aí, assume a derrota para o gigante europeu e busca mais um título inédito, ou vai com tudo nos dois pra ver o que acontece, podendo ficar sem nada no final?
Voltamos com mais, logo mais!
1ª temporada e já é campeão? Que isso hein...