Localizada na Lapónia, a cidade de Rovaniemi ainda sofre com o dramático rebaixamento da equipe na primeira divisao da Finlandia, na ocasião a equipe perdia para o Tampere United por 2 a 0 e precisava do empate para se manter na elite do futebol finlandês, quando as 40 minutos do segundo tempo o zagueiro Juha Majava, cria da casa , diminui o placar de cabeça. Com o gol a equipe do Rovaniemen Palloseura parte para cima com tudo e aos 49 do segundo tempo o zagueiro do Tampere coloca a mao na bola dentro da área, o juiz não hesita e marca penalti.
O estádio explode em euforia pois sabiam que quem bateria o penalti seria o astro da equipe o experiente islandês Sailensonn de 35 anos, que ja havia marcado 10 gols no campeonato sendo 6 de penalti. Bola na marca e Sailensonn parte para e da uma cavadinha fácil nas maos do goleiro. O estádio se silencia, o goleiro da um chutao para frente e o juiz apita final de jogo, o Rovaniemen cai para divisao 1 de 2004 .
Duas semanas depois do trágico jogo é descoberto um esquema de corrupção no futebol finlandes, o jogador Sailensonn estava envolvido com sites de apostas e perdeu o penalti de propósito, como consequência o jogador e banido do futebol e o Rovaviemen fica com a historia manchada mesmo sem ter culpa.
A cidade de Rovaniemen e conhecida como a terra do papai noel e considerada a cidade mais fria do mundo que tem um time de futebol profissional, no inverno a temperatura chega a -49 C, e no verão não passa dos 12 C.
Com a ma fama da equipe fica difícil encontrar um treinador que aceite o desafio de treinar o Rovaniemen, então os dirigentes da equipe resolvem mudar a politica da equipe, que privilegiava a defesa, e resolvem contratar um treinador estrangeiro. A primeira opção e por um brasileiro, pois o Brasil havia ganho a ultima copa do mundo em 2002 e os dirigentes acreditam que um brasileiro mudaria os rumos da equipe, proporcionando um melhor futebol que faça a cidade de quase 60 mil habitantes voltar a ter orgulho da equipe.
Enquanto isso no interior de Sao paulo um jovem treinador desponta na 4 divisao do campeonato paulista, Jefferson da Costa de apenas 32 anos consegue levar o modesto Agua Santa de Diadema ate a final, garantindo o acesso para serie A-3. Mesmo perdendo a final para Matonense o Agua Santa foi considerado o campeão moral daquele ano pois apresentou melhor futebol, um jogo ofensivo e bonito de se ver que encheu os olhos do brasileiro Fernando Pontes ex jogador do Rovaniemen que indica Costa para o cargo. Fernando pede para Jefferson fazer um video com as ideias, métodos de treino, taticas e pediu vídeos das partidas de sua equipe no campeonato.
A diretoria da equipe finlandesa fica impressionada com o material fornecido por Jefferson e decide fazer uma proposta ao treinador:
- 3 anos de contrato
-6 mil euros de salário
-Bónus de 30 mil euros em caso de promoção.
-Liberdade total para cordenar categorias de base.
-poderá contratar 3 pessoas para comissão técnica.
- Alugel pago pelo clube.
No final daquele ano Jefferson recebeu algumas propostas, a mais vantajosa era uma do Sao Jose do Rio Grande do Sul, que lhe oferecia um salário de 10 mil reias e um contrato de 1 ano. As 10 da manha do dia 30 de Dezembro de 2013 toca o telefone e Jefferson recebe a proposta do Rovaniemen. Motivado pelo desafio e pela grana não hesita e decide aceitar. Ate aquele momento Jefferson não havia pensado nas dificuldades daquela escolha, pois iria para outro pais de outra língua, outra cultura e com um frio extremo, mas o fato de treinar uma equipe na Europa,grande sonho de Jefferson, foi determinante na escolha.
A apresentação de Jefferson foi marcada para o dia 25 de Janeiro pois a temporada só começaria dia 6 de Maio e Jefferson teria 4 meses para preparar a equipe, Fernando Pontes que havia descoberto o treinador também faria parte da equipe como um interlocutor entre o técnico e a Direcção da equipe. Após varias pesquisas Jefferson começa a entender a roubada que se meteu mas motivado pelo desafio embarca para a Finlândia levando consigo o seu treinador adjunto Batista, o preparador físico Juan e o tradutor Felipe Sakkia.
Ao chegar na cidade Jefferson se impressiona com o frio e Fernando lhe diz que aquele era um dia ameno pois fazia -8 C. As ruas estavam vazias e chegando ao CT o treinador percebe que o campo principal estava coberto de gelo e se preocupou pois não sabia como iria aplicar os treinos, mas logo descobre que ha um campo coberto com aquecimento para treinos.
Na sala de imprensa haviam poucos jornalistas, mais todos curiosos para saber como Jefferson traria glorias novamente para o clube fundado em 1950 e que desde 1989 não conquistava um titulo.
A melhor fase do Rovaniemen foi nos anos 80 onde conquistou duas Ligas(88,89) e uma Copa(86) e Jefferson estava disposto a trazer novamente as glorias ao clube.Os jogadores iriam se apresentar somente em Fevereiro então o treinador teria tempo para montar o novo elenco. Contrato assinado, pronto, estava lançado o desafio agora Jefferson teria que mostrar sua capacidade, será que consegue?
PARTE II
Finalmente chega o dia da apresentação dos jogadores do Rovaniemen, a equipe iria fazer alguns exames e logo embarcaria para fazer a pré temporada na Suécia pois ainda era final de inverno e na Suécia a temperatura estava um pouco mais alta. A ideia de sair do país cairia como uma luva pois na cidade ainda repercutia o escândalo do ano passado, gerando a perca de vários sócios torcedores, os carnes de ingressos que eram vendidos todos antecipadamente agora encalhavam, mesmo assim 1500 carnes foram vendidos de um total de 4000 que a capacidade do Keskuskuntta Stadium.
Logo na apresentação Jefferson descobre um grave problema, como já era sabido só poderia contar com 3 estrangeiros pois na liga finlandesa os elencos podem ter vários estrangeiros mais só 3 podem atuar, mas agora Jefferson descobre que jogadores da Europa também eram considerados estrangeiros. Em seu plano inicial Jefferson queria garimpar alguns jogadores na Europa para poder elevar o nível da equipe e agora descobriu que teria que trabalhar com 70 % do time composto apenas de finlandeses, mesmo assim não desanimou e montou seu elenco.Foram dispensados 10 jogadores, ficaram 3 estrangeiros e outros 8 jodadores foram contratados, sendo 3 estrangeiros e 5 jovens finlandeses.
Chegaram os brasileiros :
RAFAEL, meia esquerda do União são João
CLEBER, lateral direito do Malutron
GATÃO , meia do Friburguense.
Depois de 20 dias treinando em solo sueco chegava o primeiro amistoso, contra o Malmo e Jefferson escala o time titular pela primeira vez.
Logo na estreia um empate em 1 a 1 onde todos jogadores foram testados Jefferson gostou e iria fazer mais testes nos próximos jogos. Os jogadores entenderam a filosofia do treinador e estavam dispostos a e comprometidos com o trabalho.
Ao final da pré temporada foram 5 jogos sem nenhuma vitoria com 3 empates e 2 derrotas nada que preocupasse Jefferson pois ele sabia que o trabalho estava evoluindo pois o time dominou os jogos nos quesito passe, posse de bola e finalizações o resultado era apenas um detalhe.
No primeiro jogo da temporada uma vitoria suada fora de casa nos penaltis pela Copa Finlandesa.Na estreia na liga empate fora de casa, e o proximo jogo seria a estreia em casa contra o OLS.
Em um jogo muito pegado, o estilo de Jefferson fez a diferença com um publico de 1589 pagantes veio a primeira vitoria em casa 3 a 0 com direito a um hat trick do atacante Hiukka e a torcida percebeu que havia algo diferente naquele time e que a temporada seria boa.
Com o passar do tempo a equipe evoluía bem e a subida para primeira divisão era questão de tempo, na copa a equipe deu sorte nos sorteios e pegou equipes de divisões inferiores passando facilmente ate a semifinal onde iria enfrentar uma equipe da primeira divisão, mesmo assim o jogo seria em casa.
Ao final do primeiro turno Jefferson percebe que a equipe subiria com facilidade, então decide focar mais na copa que seria uma chance real de titulo e a grande chance de reconquistar o torcedor.
Com 4 rodadas de antecedência finalmente o Rovaniemen consegue o acesso sem muitas dificuldades um titulo incontestável o foco agora era a Copa da Finlândia e a torcida começava a se empolgar novamente.
Em um jogo muito truncado com poucas chances a equipe do Rovaniemen consegue um gol nos acréscimos e bata a equipe do tampere United algoz do rebaixamento da equipe, o estádio explode em emoção com a presença de 2800, Jefferson faz historia e transforma a gelada torcida do Rovaniemen, a neve pouco importava naquele momento o estádio era um verdadeiro caldeirão e o nome de Jefferson ecoava pelo estádio, tudo era um sonho o objectivo estava cumprido mas faltava a Copa.
Chega o dia da final, 2 times da segunda divisao decidem a Copa no estadio Ratinam em Tampere o Rovaniemen enfrenta o GBK vice campeao da segunda liga. Com alguns desfalques os times times chegam empolgados para o jogo quem sera que leva essa?
O que houve com a final? 2
O que houve com a final?
Todo domingo um novo episódio!
SENSACIONAL!!!!!.Já ansioso para ver como Jéferson Costa fará para dar uma "cara brasilis" a um futebol gelado!