Minha Estória de Manager inicia-se na modesta e pacata cidade de Monopoli, uma comunidade italiana da região da Puglia, província de Bari, com cerca de 48.855 habitantes (31.10.2017). Estende-se por uma área de 156 km², tendo uma densidade populacional de 313 hab/km².
Monopoli é aquela cidade que agrada a todos os perfis de viajantes, desde aqueles que gostam das praias paradisíacas, bem como dos aventureiros loucos por esportes como ciclismo, trekking, futebol, além de muitas outras atrações como o centro histórico, o porto antigo e o Castelo de Carlo V... Além, claro, da maravilhosa gastronomia.
Para chegar nesse paraíso em terras italianas existem três opções: de avião, onde o aeroporto mais próximo fica a uns 40 minutos de carro, na cidade de Bari; de trem, podendo deslocar-se para a estação central de Bari, onde o aeroporto, é perto da estação e por fim, pode-se chegar lá contratando um transporte particular.
Assim como a maioria dos Brasileiros, os Italianos são apaixonados por futebol, e então no ano de 2009, aceitei a tarefa de treinar uma equipe amadora com recursos limitados, a mesma situação vivida pela maioria dos times brasileiros nas séries de acesso a diferença é que dessa vez, seria o meu primeiro trabalho internacional e para completar a situação desafiadora, estava do outro lado do mundo, longe das minhas raízes, da minha família.
Definimos diretrizes juntamente com os demais treinadores adjuntos e equipe técnica, que buscassem jogadores que estivessem sem contrato ou em fase final do mesmo, podendo assim, assinar conosco um pré-contrato... No entanto, vale ressaltar que não era sair por ai contratando jogador sem limite algum, pelo contrário, dentre essas reuniões, todos da equipe técnica tinham em comum um modelo e filosofia de jogo definido e os perfis de atletas com as características para fazer essa ideia funcionar.
Foi um trabalho árduo, além das dificuldades orçamentárias, mesmo sendo atletas disponíveis a custo zero, alguns deles se recusaram a fazer parte do grupo alegando que gostaria de jogar em time de maior expressão, de fato, pois o Monopoli não tinha estádio próprio, e os torcedores eram poucos até mesmo por se tratar de uma comunidade pequena. Outra dificuldade era a saudade do Brasil, bem como a língua, mas conseguíamos nos virar e finalmente montamos um time para disputar a última divisão italiana de futebol.
Estreamos no mesmo ano na série C1/B sem pretensões de algo grande justamente por ter iniciado um trabalho em tão pouco tempo, mas quando se tem uma mentalidade de jogo, e atletas comprometidos os resultados aparecem, eu particularmente em alguns jogos permito que os treinadores adjuntos escolham, montem o plantel e até sejam técnicos em alguns jogos, com isso, eles conseguem dar ritmo de jogo ao grupo e melhor com outras formas de jogar, fazendo com que eu possa observar jogadores em determinadas posições que se adequem ao meu esquema tático, possibilitando alternativas interessantes no decorrer dos jogos, como por exemplo, em que você não em um zagueiro de ofício mas pode usar um volante na posição.
Conseguimos além de conquistar vários títulos, despertarmos a atenção e interesse do país no sentido de tentar justificar uma arrancada da última divisão até o título máximo, além de sair de uma situação financeira desfavorável, para um patamar que permitiu comprar um terreno para construir o seu estádio de futebol. Além é claro de fazer surgir em toda a Itália torcedores do Monopoli.
Caso você tente jogar com essa equipe, não vai conseguir, não no Championship Manager 0304, a equipe faz parte do Championship Manager 2008, que foi o cm que iniciei a minha jornada de treinador... E um dia, conheci o cm 0304 e comecei novos desafios, mas isso já é uma outra Estória!
Já torcendo pelo Monopoli e aguardando a parte 2!!!!