MOTIVAÇÃO DO SAVE
Depois de tantos anos jogando CM abrir um novo save tem sempre um motivo especial, foi-se o tempo em que escolher Barcelona, Milan, Real Madrid e outros gigantes da Europa ou do Brasil era a motivação. Passados os anos, a motivação mudava e trazer um clube ao estrelato era o que movia a criação de uma nova jornada no mundo dos Managers. Hoje, a motivação é criar um clube e fazer dele um gigante, nessa temática teremos um novo clube da Croácia, o Hum.
E agora você deve estar se perguntando, Hum? Por que Hum? O que é Hum? Em minhas andanças pela grande rede, certa feita, me peguei no Google pesquisando qual seria a menor cidade do mundo e encontrei uma “vila” com apenas 28 moradores, na Croácia e seu nome era Hum. Me aprofundei na pesquisa e fui me apaixonando pela cidade que cresceu (ops) entre os muros. Hum é quase um feudo no século XXI.
Conheça mais sobre Hum nos links abaixo:
1 - https://pt.wikipedia.org/wiki/Hum_(Cro%C3%A1cia)
2 - https://www.trilhasecantos.com.br/2018/11/hum-croacia-menor-cidade-mundo.html
4 - https://terraavista.blogosfera.uol.com.br/2019/03/23/a-grande-lorota-da-menor-cidade-do-mundo/
5 - https://globoplay.globo.com/v/6873303/
OBJETIVOS DO SAVE
Traçar um objetivo nos saves é algo que faço constantemente, pois fica maçante quando atingimos um patamar que nos torna “imbatível”, assim sendo sempre que meus objetivos são atingidos eu ou encerro o save ou troco de equipe e assinalo novos objetivos. Para o save que narrarei aqui tracei os seguintes:
· Montar um staff. ✔️
· Sair da situação de Amador para Semiprofissional.✔️
· Sair da situação de Semiprofissional para Profissional. ✔️
· Ter uma estrutura a altura da equipe.✔️
· Firmar-se como um time da 2º divisão croata.✔️
· Conseguir o acesso para a 1º Divisão croata.✔️
· Sagrar-se campeão da 2º Divisão croata.✔️
· Firmar-se como uma equipe de 1º divisão.✔️
· Chegar as oitavas da Copa da Croácia.✔️
· Classificar-se para uma competição continental.✔️
· Ter um jogador do clube convocado para a seleção croata.✔️
· Ter um jogador formado no clube convocado para a seleção croata.✔️
· Ser campeão da Copa da Croácia.✔️
· Ser campeão nacional.✔️
· Classificar-se para as oitavas da Europa League.✔️
· Ser campeão da Copa Intertorto.
· Ser campeão da Europa League.
· Classificar-se para a Champions League.✔️
· Passar para a 2ª fase da Champions League✔️.
· Ser campeão da Champions League.✔️
· Ser campeão Mundial de Clubes.
ESTILO DA NARRATIVA
A narrativa se concentrará na história de Kamen Prvak, jogador croata recém-aposentado, que foi convidado por uma grande empresa de construção naval, a Hrvatske brodove, para montar o mais novo time da cidadela de Hum.
Vocês serão apresentados aos fatos através de notícias de jornais, nos seguintes veículos de comunicação e de acordo com a evolução do time: Hum Vijesti (jornal da cidade), Glas Istre (jornal da região de Istra) e o Gol.hr (principal jornal de esportes do País).
Temporada 2010/2011
“Foi uma conversa séria e de correção de rumos. Verdades foram ditas por ambos os lados e, ao fim, todos saímos de lá com o mesmo pensamento: Levar o Hum para a 1ª divisão croata”. Foi assim que Kamen Prvak nos relatou o que foi conversado nos escritórios da Hrvatske Brodove, a empresa responsável pela operação do clube.
Apenas 4 contratações, todas de jogadores livres, foram concretizadas. 2 goleiros e 2 meias chegam a equipe. Destacamos o jovem Igor Valeev, 15 anos liberado do Sesvete e Bonete, brasileiro, 24 anos, que tem a responsabilidade de armar as jogadas de ataque da equipe.
Como nota de pesar temos o falecimento da presidente da organizada, Srª Andrija Antic, aos 85 anos! O estatuto da organizada diz que o presidente será sempre o habitante mais velho, nascido na cidade, assim toma posse do cargo o Srº Aleksandar Radman, de 58 anos.
A pré-temporada foi realizada, mas de maneira bem discreta com apenas 2 jogos. A equipe recebeu o Ivan Odessa (Ucrânia) e o Drumaness Mills (Irlanda do Norte) e empatou contra o primeiro em 0x0 e venceu o segundo por 3x0 e abandonou de vez o 4-1-2-1-2 para usar o 4-3-3 com dois volantes.
Na Taça da Croácia, passou da primeira fase com um 2x1, mas ficou novamente pelo caminho no jogo seguinte.
Na 2ª Divisão B, nos 5 primeiros jogos perdeu apenas 1 ponto, com destaque para um sonoro 6x2, fora de casa, no Sesvete e um 4x0 no Segesta, também longe da cidadela. A 1ª derrota só veio na 10ª rodada para o Uosk, o que não fez a equipe perder a liderança. Destaque para os 13x0 contra o Sesvete, em casa, e o 10x0 contra o Novalja, também em casa.
A 1ª colocação na 2ª divisão B não garante o acesso, já que a equipe precisa enfrentar o campeão da 2ª divisão A, em jogos de ida e volta. O adversário foi o Sibenik. O 1º jogo foi fora. 12 mil pessoas assistiram ao Hum emplacar mais uma goleada (6x3) e o jogo de volta seria apenas para cumprir tabela.
Terça feira, 14 de junho de 2011, poderia ser mais um dia que entraria para a história desse clube nascido em 2003. Depois do seu 1º jogo como profissional, esse era o jogo mais importante da história dos Mantos Dourados. 971 pessoas, recorde de público, lotavam o Gradski Stadion Hum e todos estavam confortáveis com o resultado obtido fora de casa. Era questão de tempo o acesso. Aos 11 min, após chutão do lateral esquerdo Rosandic, Ilic corre atrás da bola, aparentemente perdida e, após ir ao fundo, encontra no 1º pau Biro-Biro para abrir o placar. Administrar, essa era a palavra mais ouvida. Tribuna de imprensa, gabinete do presidente, banco de reservas era só isso que se falava. Nem mesmo o empate, após falha de comunicação da zaga e do goleiro tiravam a tranquilidade da equipe e aos 90 min cravados o árbitro termina o jogo.
Choro, muito choro é o que se vê pelo campo! Ilic não consegue dar entrevista; o jovem Igor Valeev, com apenas 15 anos, já é campeão de segundona. Os 28 de Hum invadem o gramado e correm na direção de Biro-Biro! O HUM É CAMPEÃO DA 2ª DIVISÃO CROATA!
A campanha: 28 vitórias, 8 empates e 4 derrotas. 98 gols marcados e 34 sofridos e 68 pontos. Destaques individuais: Artilheiro da equipe: Biro-Biro com 31 gols; Artilheiro da competição: Biro-Biro com 30 gols; Assistências: Kristian com 13 passes a gol; Melhor classificação: Kreso com nota 7,56 em 34 jogos; Craque da galera: Rafinha.
Temporada 2009/2010
Era visível que a cobrança para o acesso começava a aumentar e com ela a cobrança de Pvrak em melhorar as condições de treino e do estádio, porém seus pedidos eram veementemente negados pela diretoria. Orçamento pra reforços? R$ 0,00! Ou era jogador livre ou era ninguém.
Ao fim da janela, no CT dos Mantos Dourados dois idiomas eram falados: o croata e o brasileiro. 4 brasileiros chegaram à equipe e com os 3 que já tinham por lá eram 7 no total. Biro-Biro, do Treze, trazia esperanças a um ataque já fazedor de gols e Igor Henrique, meio central, são os destaques. Bogdan, lateral direito croata, era outro destaque da janela. Sua contratação visava dar condições de jogo a um setor do campo sem nenhum destaque.
Mais uma vez a pré-temporada foi deixada de lado, por motivos financeiros, e dessa vez nem com os juniores a equipe jogou, isso custou uma perda de 5 pontos nos 4 primeiros jogos.
Na Taça da Croácia, passamos mais uma vez de fase, só que com emoção! A vitória veio na prorrogação. Rijeka abre o placar, em uma falha do goleiro Toni Jurjev. O empate da equipe da casa vem aos 54 min com Vukovic completando o passe açucarado de Ilic. Jurjev ainda opera um milagre aos 92 min e garante a ida à prorrogação. Somente aos 105 min, após jogada na linha de fundo de Ilic, Marko Marjanovic vira a partida e, como a Taça da Croácia tem a regra do gol de ouro, acaba o jogo. O calcanhar de Aquiles da equipe agora é a 2ª fase. O Hum perde para o Hajdk, em casa, por 2x1.
Na 2ª Divisão B, as derrotas por 5x1 para o Sesvete e 4x1 para o Uskok, ambos na parte de baixo da tabela fazem a equipe sair da 2ª colocação para a 5ª. O time volta a ter mais derrotas que vitórias em uma temporada, fato que não ocorria desde a sua 1ª temporada. Kamen Prvak é chamado na sede da Hrvatske Brodove para uma conversa sobre sua permanência em Hum.
Destaques individuais ficam por conta de Ilic, mais uma vez artilheiro do time e do campeonato com 12 gols; Kreso com média 7,13 em 23 jogos é o melhor jogador, mas o craque da galera é, mais uma vez Ilic que já se firma como um grande ídolo do time.
Temporada 2008/2009
Apesar da 3ª colocação na temporada passada, os Mantos Dourados perceberam uma maior dificuldade nos jogos, já que começaram a ser estudados pelos adversários. Reforços e uma nova tática se faziam necessária.
Porém, o teimoso Kamen Pvrak manteve o 4-1-2-1-2 e buscou reforços para a equipe. Ainda é escasso o mercado pro Hum e a limitação de estrangeiros torna a busca por reforços ainda mais difícil. Chegam a equipe 8 reforços, desses destacamos mais um brasileiro: Cleber Reis, zagueiro do Ituano e Landeka, zagueiro croata, recém dispensado do Slaven Belupo da 1ª divisão. Era clara a preocupação do treinador em não tomar gols.
Não houve pré-temporada na tentativa de se equilibrar as finanças do clube, já que o seu mecenas havia informado que a injeção de capital diminuiria ao longo das temporadas e que os acionistas já o cobravam pelo lucro da operação.
Na Taça da Croácia, a equipe descobriu que havia mais de um jogo, ao passar facilmente pelo Novaja, em casa. No 2º jogo, enfrentou o tradicional Kamen Ingrad, mas fez jogo duro, apesar de amplo domínio do adversário. A derrota por 1x0 aos 93 min foi um duro golpe nos Mantos Dourados.
Na 2ª Divisão B, o 3º lugar consolida a equipe como uma equipe de Série B e que está sempre acima da linha de corte, porém os 47 gols sofridos demonstram que as contratações para o setor não surtiram efeito. Ao longo da campanha, podemos destacar como melhor apresentação da equipe a vitória por 5x0 em cima do Medjimure.
Os destaques do ano tiveram Ilic como artilheiro da equipe, e da competição, com 19 gols; Nikola como melhor média com 7,43 em 28 jogos e Rafinha com mais assistências (7 passes para gol) e como jogador do ano.
Temporada 2007/2008
Após o 2º lugar na temporada 2006/2007, a cobrança ao time de Pvrak iria aumentar, logo a necessidade de reforçar a equipe era prioridade para o departamento de futebol.
Seis reforços chegam à equipe, todos livres, desses se destacam o zagueiro Léo Xavier, vindo do Vitória-BA e o atacante do Moto Clube, Rafinha.
A pré-temporada foi realizada no Brasil contra os poderosos Barra da Tijuca, Mesquita e Nova Cidade. A equipe marcou 7 gols nos confrontos e sofreu apenas 1.
Na Taça da Croácia, mais uma vez não passamos da 1ª fase e desta vez caímos para um rival, o Pula 1856. O placar de 4x3 não mostra uma partida disputada e sim uma displicência do adversário depois de ter aberto 4x0.
Na 2º divisão B, a primeira vitória veio na 4ª rodada e só aos 70 min!
Após os 32 jogos, com 15 vitórias, 8 empates e 9 derrotas a equipe ficou em 3º lugar da competição. Frustação? Não!
Pavimentar o caminho é algo que a diretoria do Hum tem como prioridade, pois do que adianta subir se não conseguir se manter na Série A?
Como destaque da equipe, tivemos Ilic como artilheiro do ano e da competição com 14 gols, melhor média do ano com 7,27 em 25 jogos e ainda foi o craque da galera.
Off topic: Fala rapaziada,
Em primeiro lugar desculpe-me pela ausência é que a vida vai tomando rumos que a gente nem espera e jogar e atualizar o fórum em tempo real vai ficando cada vez mais difícil.
Porém, para não deixar o post incompleto vou atualizar por temporadas logo, cada tópico será equivalente a 1 temporada completa.
Atualmente estou na temporada 2026/2027, isso mesmo! Esse é, salvo engano, o save mais longo que já joguei.
Bom, voltemos à Croácia, à menor cidade do mundo, ao HNK Hum!
DOBRODOŠAO NATRAG!
Parabéns pela saga, sensacional!
UTORAK, 01. kolovoza 2006 – Groj 1308 – Godina IV
Bez predsezone, s ozljedom najboljeg strijelca i prisutnošću vlasnika
Sem pré-temporada, com lesão do artilheiro e a presença do dono
Depois de um ano decepcionante, as coisas começaram a se movimenta no Hum, a diretoria começa a fazer pequenos investimentos nas categorias de base e 5 jogadores são revelados, ainda com idade de juniores, mas a disposição de Kamen Prvak. A presença do dono do clube, Zeljko Knezevic, é outra mostra que algo mudará na próxima temporada.
Mais uma vez a pré-temporada foi deixada de lado e o foco ficou no treinamento da equipe, a preparação física foi o foco nesse início de ano e já deixou sua baixa. András lesionou e ficará 4 meses fora.
Reforços chegaram à equipe, 12 no total. Destaques para o goleiro Toni Jurjev , que estava no Cakovec e para o zagueiro Caban, sem clube.
Boatos dizem que Prvak terá que mostrar alguma coisa diferente nessa temporada e que mais uma classificação abaixo do 6º colocado a permanência dele será contestada!
SUBOTA, 19. kolovoza 2006 – Groj 1326 – Godina IV
Jednak početak, jednak kraj?
Início igual, final igual?
HNK HUM 0 x 0 ORIJENT
858 pessoas compareceram ao Gradski Stadium Hum ávidas por uma reviravolta no comando da equipe. A pré-temporada foi puxada, parece que a presença de Zeljko Knezevic, dono do clube, mexeu com todos no local. Porém não foi isso que foi visto na primeira partida dos Mantos Dourados em campo.
O time até mandou no jogo, teve mais posse de bola, porém não conseguiu converter em gols as chances criadas. Ficou claro que a lesão de Andras será sentida até a sua volta e que o técnico precisa encontrar logo um substituto.
Muitas coisas ainda acontecerão ao longo da competição, mas o que está claro é que se Kamen Prvak não colocar o time nos trilhos, após 3 temporadas, ele descarrilará junto com muita gente na menor cidade do mundo.
UTORAK, 22. kolovoza 2006 – Groj 1329 – Godina IV
3 najbrže točke u povijesti
Os 3 pontos mais rápidos da história
HNK HUM 2 x 1 INKER
A primeira vitória veio logo no segundo jogo da competição, no segundo jogo consecutivo em casa e logo no primeiro minuto fazendo com que os 972 torcedores vibrassem. Morovic, que está no clube há 3 temporadas e ganha a vaga no ataque com a lesão de Andras, completa – sozinho na pequena área – cruzamento de Jurica.
O segundo gol acontece aos 10 min, após Butic (que estava sem clube e chega após a lesão de András) sofrer pênalti e Ivica mandar pra rede, no rebote de sua cobrança.
Os 2x0 a favor fazem a equipe relaxar e aos 30 min do segundo tempo o Inker desconta, mas com 1 a menos não consegue pressionar mais.
“É claro que houve uma melhora, mas ainda temos muito o que melhorar, algumas lesões nos tiraram o poder de entrosamento e isso é algo que temos que trabalhar ao longo da semana” Kamen Pvrak ao fim da partida.
SRIJEDA, 20. rujna 2006 – Groj 1358 – Godina IV
Hrvatski kup, imate više od jedne utakmice?
Copa da Croácia, tem mais de um jogo?
HNK HUM 1 x 2 KAMEN INGRAD
Os 28 de Hum saíram do estádio perguntando à nossa equipe de reportagem se há mais de um jogo na Copa da Croácia, já que todo ano a equipe não consegue passar da primeira fase, mas dessa vez o tom era de conformismo.
O jogo era em casa, mas contra o Kamen Ingrad, e mesmo assim abriu o placar, aos 51 min, com Morovic, que aproveitou a lambança da zaga adversária, mas a equipe não conseguiu a vitória, pois quando ficou com menos 1 – após a expulsão contraditória de Stevo – o Kamen Ingrad veio pra cima com tudo e conseguiu a virada em apenas 6 minutos.
SUBOTA, 4. studenog 2006 – Groj 1403 – Godina IV
Kraj prvog kruga i još uvijek ispod šest crta
Fim do primeiro turno e ainda abaixo da linha dos seis
HNK HUM 1x0 NOVALJA
O turno termina com uma melhora em relação aos anos anteriores, mas as 4 derrotas seguidas estão pesando no colo do treinador. Ainda restam 11 jogos e a equipe precisa manter uma constância para conseguir a classificação que foi dada como meta pelo presidente do clube.
A vitória contra o Novalja, era tida como obrigação por todos no clube, mas não foi fácil. O gol só veio aos 84 min, com Ivica – agora jogando como o 10 da equipe – completa fora da área o rebote da falta por ele mesmo batida.
“Estamos empatados em pontos com o Sesvete, perdendo no saldo de gols, e nos restam 11 jogos. A equipe está encorpando e tomando forma”. Ivica na zona mista.
SUBOTA, 25. studenog 2006 – Groj 1424 – Godina IV
7 bodova iz 6 igara! Rekord
7 pontos em 6 jogos! Um recorde
O segundo turno começou com o pé direito na menor cidade do mundo. A equipe do HNK Hum emenda uma invencibilidade de 4 semanas e 5 jogos, com jogos ainda no primeiro turno. Um recorde na equipe!
O segundo turno começa com um empate em 0x0 com o Inker fora de casa; 2x0 , em casa, com gols de Marinko e Peranovic, frente ao Uskok; vitória fora de casa contra o Orijent por 2x0 com gols de András (voltando de lesão) e Morovic.
Nesse momento a equipe já ocupa a 3ª colocação da competição, lugar esse nunca alcançado pelos Mantos Dourados!
SUBOTA, 24. veljače 2007 – Groj 1515 – Godina V
Jednog dana ostati u povijesti
Um dia pra ficar na história
Era um lindo sábado de sol na menor cidade do mundo, o time vinha completo e empolgado pela 4ª colocação no campeonato. 886 pessoas na arquibancada cantavam sem parar, em uníssono até os 12 minutos o 1º tempo quando Ante Ostojic abre o placar para o 5º colocado. A diferença entre eles é apenas no saldo de gols.
Morovic, aos 19 min empata a partida e Andrá vira o jogo aos 24 min e Ivica amplia para 3x1 aos 32 min. Até esse momento o Hum mandava na partida, tinha o absoluto controle de jogo e caminhava, a passos largos, para mais 3 pontos e ocupava a 3ª colocação. Ante Ostojic desconta aos 35 min e aí alguma coisa acontece no vestiário.
A equipe, com sede de aumentar o saldo de gols, volta no 4-3-3 com Butic no lugar de Dean Drenovac. Essa simples mudança e a lesão do volante Gaspar muda completamente a partida.
Ante Ostojic marca aos 65 min (hat trick), Ivica Peric vira o jogo aos 77 e Ante Ostojic ainda marca mais 3 gols aos 69 min, 80 e 90 e está escrita a maior derrota da história do Hum.
“Foi um dia pra esquecer, ganhávamos de 3x1 e terminamos com 3x7? Isso não pode acontecer!” Andrija Antic, a presidente da organizada Os 28 de Hum.
SUBOTA, 7. travnja 2007 – Groj 1557 – Godina V
Tko se boji ... ostvaren cilj
Quem tem, tem medo... meta cumprida
Duas vitórias por 4 gols foram o suficiente para garantir a meta estipulada pelo presidente no início da temporada. O objetivo ficou um pouco ameaçado, na verdade por duas rodadas, mas a equipe, pela primeira vez, conseguiu ficar acima da linha dos 6 colocados, exatamente na 6ª posição.
Para uma maior alegria da torcida, o Sesvete ficou na 7ª colocação. Está feita a rivalidade!
SUBOTA, 2. lipnja 2007 – Groj 1613 – Godina V
Hvala, Kamen Prvak!
Obrigado, Kamen Prvak!
A pequena cidade de Hum está em festa, uma festa que tem dia e hora pra acabar, assim que começar o jogo da próxima temporada! Enquanto isso é curtir a 3ª colocação que Prvak levou o HNK Hum.
Um ano que começou com ameaças e terminou com declarações de amor. Um ano que começou com um futebol simples, mas que terminou com um futebol envolvente. 3 vitórias seguidas por 3x0 fizeram a equipe alavancar do 5º lugar para o 3º lugar.
Hoje, o Hum aumentou a cobrança e já sentiu o gostinho de estar na parte de cima da tabela. Agora é ganhar cancha para brigar pela primeira colocação e jogar os playoffs.
“Ainda precisamos de um elenco com mais opções, vamos ao mercado com certeza, mas agora o nosso sarrafo está um pouquinho mais alto.” Kamen Prvak na coletiva após a partida.
PETAK, 19. kolovoza 2005 – Broj 961 – Godina III
Treća sezona i nadam se poboljšanju
(Terceira temporada e a esperança de melhora)
Após reunião com o conselho de finanças da equipe ficou acertado que não haveria viagens de pré-temporada e que todos os eventos deveriam acontecer no Gradski Stadion Hum. Essa era uma das várias tentativas de diminuir o gasto com uma equipe que não consegue arrecadar mais do que gasta.
Pensando em melhorar a equipe para a temporada que se inicia, o departamento de futebol foi, mais uma vez, o atrás de jogadores sem clubes. Um total de 14 jogadores foram contratados como destaque chegaram o líbero da seleção sub-21 nacional Marko Rodas, o volante Josip Gaspar, o lateral esquerdo Marinko Skaricic.
Pvrak abandonou de vez o 4-4-1 e András ganhou como companheiro de ataque o jovem Roberto, contratado ao término do seu vínculo com o NK Papuk.
O acesso ainda não é esperado pelo departamento de futebol, apesar de desejado, mas é esperado que a equipe jogue os playoffs da parte de cima.
SUBOTA, 28. kolovoza 2005 – Broj 962 – Godina III
Frustrirajući debi
(Uma estreia frustrante)
Com uma pré-temporada caseira e nenhum jogo treino, todos esperavam uma equipe entrosadíssima, mas não foi o que se viu ao longo dos 90 min, sofríveis, da estreia dos Mantos Dourados.
O 1x1, com um empate nos acréscimos, trouxe vaias, pela primeira vez, para o trabalho de Kamen Pvrak e o questionamento se a equipe não pode ter um técnico mais experiente.
SUBOTA, 17. rujna 2005 – Broj 990 – Godina III
Napokon pobjeda
(Até que enfim a vitória
Somente após o 5º jogo da competição é que o Hum consegue seus três pontos. Não podemos negar que a equipe tem apresentado um futebol melhor a cada partida, mas a capacidade de sair de campo sem tomar gols ainda persiste juntamente com a má pontaria de seus atacantes.
O NK GOSK não apresentou problemas, mesmo jogando em casa e aos 40 min do primeiro tempo a fatura já estava liquidada.
SRIJEDA, 21. rujna 2005 – Broj 994 – Godina III
Još jedan fijasko hrvatskog kupa
(Mais um fiasco na Taça da Croácia)
Sofrível, assim podemos resumir o jogo do Hum na estreia da Taça da Croácia. A única coisa que pode se salvar foi a atuação do goleiro reserva Majdancic, que fechou o gol após Susic sair lesionado.
Mesmo com a derrota dos Mantos Dourados, ele foi o melhor em campo.
A Sra. Andrija Antic, presidente dos 28 de Hum, já pediu reunião com todo o departamento de futebol para cobrar a equipe.
NEDJELJA, 30. listopada 2005 – Groj 1033 – Godina III
Razočarajuća smjena
(Um turno decepcionante)
Não era isso que a torcida, a diretoria, a comissão técnica e os jogadores esperavam ao final do turno, mas com uma campanha de apenas 3 vitorias e 4 empates, muito desses cedidos nos minutos finais das partidas, é o que resta para a equipe da cidadela.
Entre muros, a notícia de que o cargo de Pvrak está em risco aumenta, apesar da diretoria dar respaldo ao treinador. Zeljko Knezevic, dono do clube e presidente, está a caminho de Hum para uma reunião que definirá os rumos do trabalho daqui para frente.
Algumas derrotas pesaram demais, goleadas que nem no primeiro ano do clube foram sofridas. Como alento, András é o artilheiro da competição e Susic um dos destaques do campeonato!
As coisas terão de melhorar para o segundo turno e elas começam na inter temporada de inverno com intensos treinamentos e jogos de amistosos, já autorizados por Zeljko Knezevic.
Međusezonska sezona za povratak na revanš
(Uma Inter temporada para voltar ao prumo)
Na temporada do alto inverno croata, a diretoria do HNK Hum resolver fazer uma inter temporada para tentar colocar o time de volta ao caminho da vitória. Não se pode negar que a qualidade dos adversários foi duvidosa, mas a ideia era que o moral do time ficasse elevado para o segundo turno.
O saldo altamente positivo foi deixado de lado, mas o número de gols tomados foi o que mais saltou aos olhos, pois a defesa foi algo que prejudicou muito o time ao longo do primeiro turno.
“A equipe precisava jogar um bom futebol e saber que ainda podemos sonhar com colocações melhores no campeonato. Apesar de termos apenas 3 anos na Série B croata temos de nos firmar como uma equipe que assuste em seus domínios”. András.
SUBOTA, 3. lipnja 2006 – Groj 1249 – Godina IV
Na kraju, jedan položaj ispod
(No fim, uma posição abaixo)
O segundo turno trouxe uma equipe mais constante, mas o prejuízo no turno impediu a equipe, mais uma vez, fez a equipe disputar os playoffs da parte de baixo da tabela e com ele o prêmio menor e uma dívida que só aumenta.
O alento do ano foi a artilharia do campeonato de Andras, com 19 gols, e a convocação de Susic para a seleção do ano.
Muita coisa tem de mudar na menor equipe do mundo. Equipes com essa administração estão fadadas ao fracasso. A presença de Zeljko Knezevic já mostra que as coisas irão para um rumo diferente na próxima temporada e a pergunta que se faz é quanto tempo ainda dura Kamen Prvak no comando dos Mantos Dourados?
NEDJELJA, 1. kolovoza 2004 – Broj 578 – Godina II
Sezona afirmacije
(Uma temporada de afirmação)
O fim da primeira temporada do caçula da Croácia foi promissora. A 10ª colocação foi surpreendente, já que a diretoria trabalhava com a lanterna. O único senão foi a alta dívida contraída, (R$ 1.845.158,00) com as contratações de jogadores a beira da aposentadoria (10 jogadores se aposentaram, destes 2 tiveram seus contratos mudados para a comissão técnica e 8 jogadores deixaram o elenco) e por esse motivo o Hum iniciará mais uma temporada sem dinheiro para contratações. Baixar a média de idade do elenco é uma das prioridades de Kamen Pvrak, já que a média de 35 anos da temporada passada gerou um elevado número de lesões.
Jurica Bosnjak, médio ala esquerda de 22 anos, que estava no HNK Cibalia foi a primeira contratação para a nova temporada. Jurica veio sem custos e com status de titular. Mais 11 jogadores, entre empréstimos e contratações, chegaram para suprir as baixas da última temporada, destes podemos destacar o lateral paraguaio Sílvio Suarez de 32 anos, o zagueiro sérvio Stevo Glogovac, o lateral húngaro Péter Garamvölgyi e o meia sérvio Dejan Gukcevic – que chegou com a responsabilidade de ser a cabeça pensante do meio campo de Kamen Pvrak. No apagar das luzes da janela de transferência, a diretoria fechou o ano trazendo o centroavante húngaro, de 21 anos, András Horvát II. Canhoto, chegou indicado pelos olheiros da equipe, e tem a incumbência de ser a sombra de Zoran (artilheiro da equipe na temporada passada), que aos 39 anos já anunciou o fim de sua carreira ao término da atual temporada.
PONEDJELJAK, 16. kolovoza 2004 – Broj 593 – Godina II
Bez novca, Hum pravi samo četiri igre u predsezoni
(Sem dinheiro, Hum faz apenas quatro jogos na pré-temporada)
Sem dinheiro a equipe do Hum fez a pré-temporada em sua cidadela e enfrentou equipes da região. Destaque para o clássico contra o Istra com vitória por 1x0. Foram 4 jogos com duas derrotas e duas vitórias e a consolidação do 4-1-4-1 como esquema tático. Dejan Gukcevic parece ter assumido a responsabilidade pela criação das jogadas e com faro de gol, Stevo deu tranquilidade que a zaga não tinha na última temporada.
“Os jogos foram importantes para darmos entrosamento à equipe e termos a certeza de que as novas contratações entenderam o esquema de jogo. O 4-1-4-1 não é o meu favorito, mas é o que estamos em condições de por em campo hoje. Trabalharemos para que possamos ter um rendimento melhor que na temporada de estreia”. Kamen Pvrak.
NEDJELJA, 22. kolovoza 2004 – Broj 599 – Godina II
Debitirajte bez milosti
(Estreia sem graça)
Uma pré-temporada sem muitas novidades, poucas caras novas na equipe titular adiantava o que poderia ser o ano do Hum na temporada 2004-2005. A viagem de 300 km até a cidade de Cakovec para enfrentar a equipe do Medjimure parece ter tirado a força dos Mantos Dourados e tivemos um jogo digno de 2º divisão!
A única coisa digna de destaque foi a anulação, aos 44 min do primeiro tempo, do gol dos Mantos Dourados.
NEDJELJA, 30. kolovoza 2004 – Broj 607 – Godina II
Konačno 3 boda
(Enfim os 3 pontos)
A segunda partida dos Mantos Dourados também foi fora de casa e também com derrota, mas desta vez percebeu-se uma melhora significativa e a ótima notícia foi a estreia de András Horvát II, com dois gols. A equipe chegou a ficar na frente do placar, mas cedeu o empate aos 81 e a derrota veio aos 90.
A estreia em casa seria contra o Virovitica. 967 pessoas, inclusive os 28 de Hum, se fizeram presente nos 90 min de jogo. Logo aos 07 do primeiro tempo, Susic fez um milagre ao defender, cara a cara, o chute Igor Zivkovic, e outro aos 40 min do mesmo Zivkovic, o que fez manter o 0 x 0 na etapa inicial, apesar de amplo domínio dos visitantes.
Zivkovic era o homem mais perigoso do Virovitica e perde mais uma chance aos 3 min da etapa final, mas a “bola pune, meus amigos... a bola pune” e a resposta a esse último ataque vem aos 5 min após lançamento de Péter para Dejan Gukcevic, que domina na entrada da área e manda um balaço, o goleiro adversário bate roupa e András abre o placar para os donos da casa. Aos 76, Hovart II domina no meio, passa por 4 jogadores, mas desta vez o goleirão consegue a defesa e frustra a todos no estádio.
ČETVRTAK, 23. rujna 2004 – Broj 631 – Godina II
Prvo razočaranje sezone
(A primeira decepção da temporada)
Tudo parecia caminhar para uma fácil vitória dos Mantos Dourados na estreia da Taça da Croácia, já que aos 20 min da primeira etapa András já havia perdido duas chances claras de gol e o Hum dominava a amplamente a partida.
No segundo tempo, ficou clara a mudança de postura da equipe do Solin Gradja ao adiantar a marcação, dominar o meio campo e abrir o placar aos 50 min e com isso a porteira foi aberta.
Um sonoro 4x0 e a frustração dos Mantos Dourados foi clara. “Dominamos o primeiro tempo, mas não conseguimos transformar o domínio em gols”. András Hovart II ao fim da partida.
NEDJELJA, 5. lipnja 2005 - Broj -886 Godina II
Uspone i padove i ocjena iznad posljednje
(Altos e baixos e uma classificação acima da última)
A 5ª colocação ao final do turno encheu de esperanças os 28 de Hum. O time jogava bem, envolvia os adversários, mas teimava em tomar gols bobos e mais uma vez o excesso de lesões fez com que no segundo turno a equipe caísse vertiginosamente e ocupasse a 11ª colocação ao fim do turno, jogando então, os playoffs das equipes da 6ª a 12ª colocação.
Esse playoff define apenas o prêmio que a equipe levará ao fim da temporada e isso é importantíssimo para os Mantos Dourados, pois suas finanças estão em grande declínio. A sorte de Kamen Pvrak é que alguns dos titulares retornaram de lesão dando mais corpo à equipe. Essa volta deixou a equipe na 8ª posição.
Vale ressaltar que, a partir dos playoffs, Pvrak jogou com dois centroavantes, saindo da equipe Milenko – que dividia a armação das jogadas – e a equipe cresceu demais. Dejan Gukcevic era, agora, o único a armar as jogadas de ataque, o que se provou acertado.
“Tivemos uma crescente em relação à temporada passada. É apenas o nosso segundo ano jogando uma competição disputadíssima e ainda temos muito a aprender”. András Hovart II, jogador do ano dos Mantos Dourados.
SUBOTA, 25. svibnja 2004 – Broj 514 – Godina II
Sve dok nismo bili loši
(Até que não fomos mal)
Quando foi anunciada a criação de um novo clube na Croácia, nem o mais otimista dos torcedores acreditaria que essa equipe não seria a última colocada de qualquer competição que disputasse.
Quando a cidade em que esse clube foi definida, nem o melhor dos torcedores imaginaria que esse equipe não seria a última colocada.
Quando o técnico foi escolhido e o elenco montado, não houve um torcedor de futebol que não tivesse a certeza da última colocação em qualquer competição. E hoje, 514 dias e 32 jogos depois, o HNK Hum mostrou a todos os que acompanharam a saga dos Mantos Dourados em seu 1º ano de criação que, apesar de ainda estarem engatinhando no futebol, assim que a estrutura do clube estiver montada as classificações vão melhorar rapidamente.
Vitórias contra times cascudos, derrotas contra times com classificação mais baixa na competição mostraram que a 10ª colocação, apesar de surpresa foi justa pelo futebol mostrado. Zoran, o atacante de 39 anos, cumpriu o seu papel e assinou 13 gols em 33 jogos. A zaga foi o ponto fraco da equipe.
“Terminamos o ano no vermelho por isso teremos que buscar os jovens sem contrato. Hoje, os atletas já conhecem o Hum e entenderam nosso projeto de futebol, por isso creio que teremos um elenco com mais possibilidades.
ČETVRTAK, Hum 30. Listopada 2003 – Broj 302 – Godina I
Zbogom hrvatskom kupu s rutinom
(Adeus a Taça da Croácia com goleada)
Obilazak (Passeio)! Essa é a melhor palavra que pode expressar a derrota de 4x0 para o Osijek pela 2ª eliminatória da Taça da Croácia.
Os Mantos Dourados não entraram em campo e com menos de 10 min de partida, o jogo estava 2x0 para os donos da casa. Tá certo que o Hum entrou em campo com 4 desfalques, mas ainda sim a apatia não pode ser justificada.
Com um segundo tempo sonolento, os donos da casa marcaram quando pressionaram mais um pouco e aos 30 do segundo tempo a fatura já estava liquidada. 4x0 e o adeus a competição.
NEDJELJA Hum, 26. listopada 2003 – Broj 298 – Godina I
Nepravilno i nestvarno
(Irregular e irreal)
Ao fim da 5ª rodada a pequena cidade de Hum parecia que não acreditava no que via quando olhava a tabela da 2ª divisão croata. A sua equipe era a líder da competição, tinha o melhor saldo de gols e apenas 5 gols sofridos, isso era irreal. Hoje, ao fim do 1º turno o HNK Hum ocupa a 5ª colocação com 17 pontos (apenas 5 atrás do líder, Metalac) e tem 13 gols sofridos, isso é irregular.
Derrotas para os últimos colocados, empates sonolentos e muitos desfalques contribuíram para que a equipe não se mantivesse entre os 3 primeiros colocados, mas ainda sim é algo digno de destaque a campanha dos Mantos Dourados até o momento.
NEDJELJA, 24. kolovoz 2003 – Broj 234 – Godina I
Prvu pobjedu nikad ne zaboravljamo
(A primeira vitória a gente nunca esquece)
Oitocentas e oitenta e uma pessoas presenciaram os primeiros três pontos do caçula da Croácia em um jogo eletrizante. A equipe da cidadela de Hum mostrou que o trabalho de um semestre de Kamen Pvrak começa a dar frutos com viradas de bola entre seus pontas e um domínio do setor defensivo pelo volante Petrovic, responsável pelo desarme e o primeiro passe no meio de campo, este repleto de jogadores, pois Pvrak joga no 4-1-4-1.
Aos 37, após chuveirinho do lateral Jarni, Brlenic ganha da zaga adversária, abre o placar. 1x0 Mantos Dourados! 3 minutos depois, o único atacante da equipe amplia o placar e o estádio vai a loucura. O Hum joga bem, envolve o adversário, não dá espaço e converte suas tentativas. Esse time tem mesmo apenas 6 meses? Na volta do intervalo a equipe aproveita a sonolência do adversário e Zoran aumenta a diferença para 3x0, após completar cruzamento de Darko. A esquerda parece que será o destaque dos Mantos Dourados com a dupla Jarni e Darko, e após mais uma jogada Mauro Piutti perde um gol feito, porém aos 73 Piutti não dá outra chance e após jogada de pivô de Zoran transforma a vitória em goleada.
O técnico adversário tenta um tática suicida, já que estava perdendo de 4x0, e transforma o seu 4-4-2 em um 4-2-4, qualquer analista de futebol decretaria que os Mantos Dourados fariam um placar mais elástico, mas sentaram no resultado e o Belisce diminuiu para 4x2, mas a vitória não sairia dos muros da cidadela.
“Podemos observar um time que toca melhor a bola, que já sabe onde seus companheiros se encontram e com algumas jogadas pré-definidas. Se Hum conseguirá o acesso é muito cedo para afirmar, mas já se pode ver um time de futebol em campo e não apenas onze homens correndo atrás de uma bola”, palavras de Zeljko Knezevic, presidente do clube.
SRIJEDA, 17. rujna 2003 – Broj 259 – Godina I
Debi Hrvatske kupe pobjedom
(Estreia com vitória na Taça da Croácia)
“Dois jogos e duas vitórias, isso já seria bom para um time recém-montado, agora, para um recém-nascido é melhor ainda e se considerarmos que o jogo foi longe da cidadela estamos vivendo um sonho?” Essas foram as palavras do craque do jogo, Brlenic autor de dois, dos quatro gols dos Mantos Dourados.
O susto veio logo no primeiro minuto de jogo quando os donos da casa, Kopvrinica, pararam nas mãos de Susic (de maneira milagrosa), mas aos 18 min, após espetacular domínio, dentro da pequena área e se livrando de dois marcadores, Brlenic deixa Milenko completar para o gol escancarado. 1x0 Mantos Dourados.
O placar adverso faz os donos da casa se lançarem ao ataque e o 4-4-2 se transforma em um 4-3-3, com menos homens no meio, o Hum domina o meio campo e amplia, com Brlenic, após escanteio. Aos 26 min, Brlenic completa mais um escanteio, dessa vez na primeira trave e o placar já soma 3x0 pros Mantos Dourados. A equipe da casa ainda desconta, no fim do primeiro tempo, mas o domínio é todo da pequena equipe de Hum. Milenko aumenta o placar para 4x1 e Mavricek dá números finais à partida.
É a database original? Contrata um tal de Luka Modric kkkk
SUBOTA Pula, 16. kolovoz 2003 – Broj 230 – Godina I
NAJNOVIJE: Menor time do mundo estreia pela 2ª divisão com derrota magra.
O Recém-criado time de futebol da cidade de Hum, o HNK Hum, estreou na 2ª divisão B da Liga Croata e para surpresa de todos sofreu uma derrota pelo placar mínimo para o Dilj.
No primeiro lance da partida, aos 2 min, a zaga do Hum comete pênalti e Mario Matosevic abre o placar para os donos da casa, porém apesar do início avassalador dos donos da casa, o Hum igualou a partida, manteve o meio de campo equilibrado e se deu ao luxo de perder uma chance clara aos 16 min, após lançamento de Jarni e linda jogada de pivô de Zoran para desperdício de Milenko. Após esse lance a partida se manteve morna e sem algo que possa ser relatado.
“Muita coisa ainda precisa ser acertada na minha equipe, mas apesar do resultado estou extremamente feliz, a cada jogo teremos de matar alguns leões e hoje morreu o primeiro”, Kamen Pvrak na saída de campo.
SUBOTA Hum, 17. kolovoz 2003 – Broj 229 – Godina I
Napokon premijera (Enfim a estreia)
Duzentos e vinte e dois dias e 18 contratações após o anúncio de sua criação entrava em campo o mais novo dos times croatas, o HNK Hum, e mesmo apesar do gol extremamente rápido a equipe se comportou bem em campo.
Ainda não se tem um elenco, mas os onze que entraram em campo honraram o manto dourado do Hum e apesar do resultado, Pvrak saiu com orgulho dos jogadores.
“Muita coisa ainda precisa ser acertada na minha equipe, mas apesar do resultado estou extremamente feliz, a cada jogo teremos de matar alguns leões e hoje morreu o primeiro”.
NEDJELJA Hum, 6. Srpnja 2003 – Broj 186 – Godina I
Prvi najam nikad ne zaboravimo (A primeira contratação a gente nunca esquece)
Ele tem apenas 21 anos e joga pela lateral direita, estava sem clube após uma breve passagem no Créteil (FRA), foi revelado pelo Cannes e com passagem pelo Rennes. A primeira contratação do Hum é o jovem lateral Jure Primorac.
Primorac foi a primeira das muitas contratações que ainda serão feitas por Kamen Pvrak para a temporada que se inicia. “Temos um time pra montar e um elenco a construir. Está difícil convencer os jogadores, mesmo aqueles sem clubes, a comprar o projeto do Hum. Iniciaremos a liga com o que tivermos e continuaremos tentando contratar até que se feche a janela de transferência.”
PETAK Hum, 1º. kolovoz 2003 – Broj 212 – Godina I
Dvadeset i osam Hum (Os 28 de Hum) – A organizada
Toda equipe de futebol que se preza tem sua torcida organizada e o HNK Hum também tem a sua, porém esse é o único clube que tem como organizada 100% da cidade. No dia 1º de agosto de 2003 foi criada a Dvadeset i osam Hum, a organizada do Hum.
O estatuto da torcida diz que o presidente será sempre o morador mais idoso da cidade, então coube a Srª Andrija Antic, a anciã da cidade, a presidência da organizada: “Os Vinte e oito de Hum foi criado para ser mais que uma organizada de uma equipe, nós seremos a voz do Hum em toda Croácia e estaremos com os Mantos Dourados a todo o momento”.
Fala galera, bom sempre ter uns loucos que boa deixam de lado o mais apaixonaste jogo manager já feito. Atualmente procuro conquistar títulos inéditos no meu curriculo como treinador. O mais empolgante foi com o modesto Chernomorets da Russia, já estou terminando a save com eles mas contarei a história passada com esse clube que atingiu patamares nunca antes imaginado.
PRÓLOGO
PONEDJELJAK Pula, 06. siječanj 2003 – Broj 01 – Godina I
NAJNOVIJE: Mega empresário da construção naval croata cria clube em pequena cidade
O empresário naval Zeljko Knezevic, dono da Hrvatske Brodove acaba de criar um clube na pequena cidade de Hum.
Após Zeljko Knezevic, adquirir os estaleiros de Uljanik, em Pula, e conhecer toda a região de Istra, o empresário decidiu diversificar seus investimentos e juntou sua paixão pelo futebol com o desejo de enriquecer ainda mais.
A escolha pela pequena cidade, de apenas 28 habitantes, de Hum se deu pelo fato de Knezevic ser um dos poucos croatas nascidos na cidadela, que ainda hoje lembra um feudo da idade média.
“Hum tem um potencial turístico ainda pouco explorado e não há no mundo quem não conheça ou goste de futebol, então juntar a possibilidade de turismo de Hum com o poder do futebol fará com que o negócio se movimente e que, não só os 28 de Hum tenham o que apreciar, como todos os turistas que visitam a região ao longo do ano”, disse Zeljko Knezevic ao Glass Istre.
SRIJEDA Hum, 08. siječanj 2003 – Broj 01 – Godina I
Hum ganha time de futebol
Um filho da terra retorna ao lar e eleva ainda mais o nome da menor cidade do mundo. Zeljko Knezevic, hoje empresário naval em Zagreb, acaba de adquirir um estaleiro de Uljanik, em Pula e de quebra cria um time de futebol para a nossa cidade.
A equipe, que levará o nome da cidade, já estava no imaginário de Knezevic há anos, porém o local dessa equipe ainda não tinha sido definido pelo mais novo bilionário croata. “Há anos queria ser dono de uma equipe de futebol, mas ao adquirirmos o estaleiro, em Pula, me recordei de toda a minha primeira infância passada nos muros de Hum e percebi que o sonho finalmente sairía da mente e entraria em prática.”
Hrvatski Nogometni Klub Hum, ou simplismente NHK Hum, ainda não tem técnico, elenco, staff ou estádio, mas já está registrado na Hrvatski Nogometni Savez(Federação Croata de Futebol) e Knzevic já estuda a contratação do técnico, o qual será o responsável pela construção do elenco, e um local – extramuros – onde será construído o modesto estádio da cidade.
NEDJELJA Hum, 29. lipanj 2003 – Broj 172 – Godina I
O caçula croata já tem técnico
Kamen Pvrak é o mais novo técnico de futebol do mais novo clube da Croácia. Recém-aposentado o meia croata, com passagens pelo NK Istra, Lokomotiva e Sampdoria, acaba de tirar a sua licença de técnico pela UEFA e já assumiu um clube de futebol como Manager.
Conhecido pela categoria de sua canhota e também pelo excesso de lesões, Pvrak teve sua ascensão no Lokomotiva, o que gerou sua experiência, de apenas 20 jogos, no futebol italiano. Aos 30 anos e com 4 cirurgias no joelho esquerdo resolveu ficar fora das quatro linhas e conheceu a paixão de montar equipes. Teve experiência no sub-15 da Sampdoria e do Istra e agora será o responsável pelo NHK Hum.
“Esse é um projeto audacioso e fazer parte dele é um privilégio. Estou estudando o mercado e as opções que temos, não prometo contratações bombásticas, até porque não temos muito caixa, mas aqueles que vierem darão o sangue pela nova equipe”.
PETAK Hum, 1º. kolovoz 2003 – Broj 212 – Godina I
Clube pequeno, casa modesta
Meteórico, é assim que podemos chamar a construção do Gradski Stadion Hum (Estádio da Cidade de Hum). Uma parceira público-privada permitiu uma construção, em tempo recorde, de um modesto estádio, mas com uma capacidade de expansão. A prefeitura cedeu o terreno e os trabalhadores e a empresa, Hrvatske Brodove, financiou a obra.
O estádio que tem capacidade para 1000 torcedores, todos em pé, servirá de casa para o HNK Hum. Perguntado o porquê de se construir um estádio para 1000 torcedores em uma cidade de apenas 28 habitantes, Zeljko Knezevic declarou: “toda equipe de futebol precisa de uma casa e com o HNK Hum não poderia ser diferente. Apesar de Hum ter uma população pequena, a cidade está sempre repleta de turistas e não haviam condições de construirmos um estádio para 50 pessoas né? Após um estudo verificamos que 1000 lugares era um número que seria interessante e assim foi feito.”
O Gradski Stadion Hum terá ainda um local para estacionamento dos veículos, uma galeria de lojas que venderão desde material do time da cidade até souvenires para os turistas.