MOTIVAÇÃO DO SAVE
Depois de tantos anos jogando CM abrir um novo save tem sempre um motivo especial, foi-se o tempo em que escolher Barcelona, Milan, Real Madrid e outros gigantes da Europa ou do Brasil era a motivação. Passados os anos, a motivação mudava e trazer um clube ao estrelato era o que movia a criação de uma nova jornada no mundo dos Managers. Hoje, a motivação é criar um clube e fazer dele um gigante, nessa temática teremos um novo clube da Croácia, o Hum.
E agora você deve estar se perguntando, Hum? Por que Hum? O que é Hum? Em minhas andanças pela grande rede, certa feita, me peguei no Google pesquisando qual seria a menor cidade do mundo e encontrei uma “vila” com apenas 28 moradores, na Croácia e seu nome era Hum. Me aprofundei na pesquisa e fui me apaixonando pela cidade que cresceu (ops) entre os muros. Hum é quase um feudo no século XXI.
Conheça mais sobre Hum nos links abaixo:
1 - https://pt.wikipedia.org/wiki/Hum_(Cro%C3%A1cia)
2 - https://www.trilhasecantos.com.br/2018/11/hum-croacia-menor-cidade-mundo.html
4 - https://terraavista.blogosfera.uol.com.br/2019/03/23/a-grande-lorota-da-menor-cidade-do-mundo/
5 - https://globoplay.globo.com/v/6873303/
OBJETIVOS DO SAVE
Traçar um objetivo nos saves é algo que faço constantemente, pois fica maçante quando atingimos um patamar que nos torna “imbatível”, assim sendo sempre que meus objetivos são atingidos eu ou encerro o save ou troco de equipe e assinalo novos objetivos. Para o save que narrarei aqui tracei os seguintes:
· Montar um staff. ✔️
· Sair da situação de Amador para Semiprofissional.✔️
· Sair da situação de Semiprofissional para Profissional. ✔️
· Ter uma estrutura a altura da equipe.✔️
· Firmar-se como um time da 2º divisão croata.✔️
· Conseguir o acesso para a 1º Divisão croata.✔️
· Sagrar-se campeão da 2º Divisão croata.✔️
· Firmar-se como uma equipe de 1º divisão.✔️
· Chegar as oitavas da Copa da Croácia.✔️
· Classificar-se para uma competição continental.✔️
· Ter um jogador do clube convocado para a seleção croata.✔️
· Ter um jogador formado no clube convocado para a seleção croata.✔️
· Ser campeão da Copa da Croácia.✔️
· Ser campeão nacional.✔️
· Classificar-se para as oitavas da Europa League.✔️
· Ser campeão da Copa Intertorto.
· Ser campeão da Europa League.
· Classificar-se para a Champions League.✔️
· Passar para a 2ª fase da Champions League✔️.
· Ser campeão da Champions League.✔️
· Ser campeão Mundial de Clubes.
ESTILO DA NARRATIVA
A narrativa se concentrará na história de Kamen Prvak, jogador croata recém-aposentado, que foi convidado por uma grande empresa de construção naval, a Hrvatske brodove, para montar o mais novo time da cidadela de Hum.
Vocês serão apresentados aos fatos através de notícias de jornais, nos seguintes veículos de comunicação e de acordo com a evolução do time: Hum Vijesti (jornal da cidade), Glas Istre (jornal da região de Istra) e o Gol.hr (principal jornal de esportes do País).
Temporada 2010/2011
“Foi uma conversa séria e de correção de rumos. Verdades foram ditas por ambos os lados e, ao fim, todos saímos de lá com o mesmo pensamento: Levar o Hum para a 1ª divisão croata”. Foi assim que Kamen Prvak nos relatou o que foi conversado nos escritórios da Hrvatske Brodove, a empresa responsável pela operação do clube.
Apenas 4 contratações, todas de jogadores livres, foram concretizadas. 2 goleiros e 2 meias chegam a equipe. Destacamos o jovem Igor Valeev, 15 anos liberado do Sesvete e Bonete, brasileiro, 24 anos, que tem a responsabilidade de armar as jogadas de ataque da equipe.
Como nota de pesar temos o falecimento da presidente da organizada, Srª Andrija Antic, aos 85 anos! O estatuto da organizada diz que o presidente será sempre o habitante mais velho, nascido na cidade, assim toma posse do cargo o Srº Aleksandar Radman, de 58 anos.
A pré-temporada foi realizada, mas de maneira bem discreta com apenas 2 jogos. A equipe recebeu o Ivan Odessa (Ucrânia) e o Drumaness Mills (Irlanda do Norte) e empatou contra o primeiro em 0x0 e venceu o segundo por 3x0 e abandonou de vez o 4-1-2-1-2 para usar o 4-3-3 com dois volantes.
Na Taça da Croácia, passou da primeira fase com um 2x1, mas ficou novamente pelo caminho no jogo seguinte.
Na 2ª Divisão B, nos 5 primeiros jogos perdeu apenas 1 ponto, com destaque para um sonoro 6x2, fora de casa, no Sesvete e um 4x0 no Segesta, também longe da cidadela. A 1ª derrota só veio na 10ª rodada para o Uosk, o que não fez a equipe perder a liderança. Destaque para os 13x0 contra o Sesvete, em casa, e o 10x0 contra o Novalja, também em casa.
A 1ª colocação na 2ª divisão B não garante o acesso, já que a equipe precisa enfrentar o campeão da 2ª divisão A, em jogos de ida e volta. O adversário foi o Sibenik. O 1º jogo foi fora. 12 mil pessoas assistiram ao Hum emplacar mais uma goleada (6x3) e o jogo de volta seria apenas para cumprir tabela.
Terça feira, 14 de junho de 2011, poderia ser mais um dia que entraria para a história desse clube nascido em 2003. Depois do seu 1º jogo como profissional, esse era o jogo mais importante da história dos Mantos Dourados. 971 pessoas, recorde de público, lotavam o Gradski Stadion Hum e todos estavam confortáveis com o resultado obtido fora de casa. Era questão de tempo o acesso. Aos 11 min, após chutão do lateral esquerdo Rosandic, Ilic corre atrás da bola, aparentemente perdida e, após ir ao fundo, encontra no 1º pau Biro-Biro para abrir o placar. Administrar, essa era a palavra mais ouvida. Tribuna de imprensa, gabinete do presidente, banco de reservas era só isso que se falava. Nem mesmo o empate, após falha de comunicação da zaga e do goleiro tiravam a tranquilidade da equipe e aos 90 min cravados o árbitro termina o jogo.
Choro, muito choro é o que se vê pelo campo! Ilic não consegue dar entrevista; o jovem Igor Valeev, com apenas 15 anos, já é campeão de segundona. Os 28 de Hum invadem o gramado e correm na direção de Biro-Biro! O HUM É CAMPEÃO DA 2ª DIVISÃO CROATA!
A campanha: 28 vitórias, 8 empates e 4 derrotas. 98 gols marcados e 34 sofridos e 68 pontos. Destaques individuais: Artilheiro da equipe: Biro-Biro com 31 gols; Artilheiro da competição: Biro-Biro com 30 gols; Assistências: Kristian com 13 passes a gol; Melhor classificação: Kreso com nota 7,56 em 34 jogos; Craque da galera: Rafinha.